Gelatina de chá de Jasmim e mel de castanheiro



Sophie Dahl, lembram-se desta senhora? Eu adorava o programa que dava na sic mulher, lembro-me de na altura ter visto uns dois episódios e ir a correr à procura de mostarda Inglesa em pó, desde então, nunca mais deixei de a usar, tudo graças a esta senhora que delicadamente a sabia usar tão bem nas suas receitas. Ultimamente, não se sabe grande coisa da Sophie, encontrei este site que faz em parceria com outras pessoas, mas pouco mais.

A receita que trago hoje é do primeiro livro, que adoro. Chegou a lançar um outro, que não foi traduzido para Português, mas é igualmente bonito. Sophia, se me estiveres a ouvir, volta que eu já tenho saudades.



Saudades tantas, que assim que a Lusa Mater me presenteou com este mel biológico de castanheiro, pensei logo em fazer algo doce, mas que ao mesmo tempo ficasse leve e fresco. Foi então, que me lembrei desta receita que estava marcada no livro da Sophie, já algum tempo.

Espero que gostem e se quiserem comprar este mel, passem pelo site da Lusa Mater, façam o registo e voilá, vão encontrar este mel e muito mais.


Falando agora um pouco sobre este chá, comprei-o numa loja asiática no Martim Moniz (para variar), mas acho que facilmente o conseguem encontrar em lojas de chás gourmet. Reza a história que existem diferentes flores e que cada uma é mais bonita que a outra.



Digam lá que não é um encanto ficar a olhar para a transformação da flor dentro da água a ferver!

Ingredientes: 4 pessoas
1 saquinho de gelatina sem sabor (70g)
125ml de chá de jasmim quente
2 colheres/saquetas de chá de jasmim (eu usei 1 bolinha)
500l de chá de jamim frio
2 colheres de sopa de Mel biológico de castanheiro

Comece por fazer infusão do chá. Como viram na imagem usei o chá flor de jasmim, é um chá que dá um enorme prazer ficar a olhar enquanto a flor desabrocha dentro da água quente. Mas podem usar um outro chá ao vosso gosto, convém é que fique um chá forte.


Aos 125ml de chá quente junte a saqueta da gelatina neutra e mexa muito bem, até esta ficar totalmente diluída e de seguida adicione o mel. Eu usei apenas 2 colheres de sopa, ficou uma gelatina bastante suave, mas quem for mais guloso pode adicionar um pouco mais. Junte os restantes 500ml do chá, mexa um pouco mais, deite tudo numa forma/s e leve ao frigorífico pelo menos durante 2 horas.


19 comentários:

  1. Lindo, maravilhoso, sublime... adorei as fotos e a receita.
    Obrigado por esta partilha
    bjinhos
    sara

    ResponderEliminar
  2. Adoro a Sophie Dahl e tenho esse livro, foi um dos meus primeiros e continua a ser dos meus favoritos! Devorei-o, quase como se de um romance se tratasse! Também gostava que ela voltasse, o programa de tv dela era maravilhoso.
    E esse chá....sem palavras! Lindíssima a flor a abrir!! Deve ficar uma gelatina deliciosa!

    ResponderEliminar
  3. esse chá é lindo! E gostei imenso desta sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Comprei a uns tempos o livro dela e adoro-o! Também marquei essa receita, pois achei-a perfeita para o verão, e a tua ficou linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo26.3.14

    Olá Marmita,
    Também tenho saudades da Sophie. E sim, recorro muito ao livro dela, nem que seja só para ir lendo as suas aventuras.
    As fotos estão encantadoras, como sempre.
    Quanto ao chá, sou fã. E tenho a sorte do meu "mais que tudo" ir com alguma frequência ao oriente, de onde o traz a preços simpáticos e em quantidades satisfatórias. Em tempos cheguei a pagar 5 euros por duas pequeninas flores numa qualquer loja gourmet! Nunca mais ;)
    1 bj
    Guida

    ResponderEliminar
  6. lembro-me muito bem da Sophie aliás gostava imenso do programa dela, era muito bonito
    também encontrei esse site e de vez em quando passo por lá ;))
    bem, as tuas fotos estão encantadoras como sempre (não me canso de escrever isto ih ih ih),
    um beijinho!

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho essas flores de chá de jasmim, eh eh eh. São lindas! Há umas muito compridas, outras assim mais baixinhas, cada uma mais bonita do que a outra!
    Também tenho saudades da Sophie, por acaso gosto muito dos livros dela, acho as receitas impecáveis. O meu pão de banana favorito é uma precisamente uma receita dela.
    Quem são o malvados que te destroem as framboesas??? Já experimentaste borrifá-las com extracto de urtiga (caseiro)?

    ResponderEliminar
  8. Bem... as imagens estão sublimes, o prato é maravilhoso e coaduna na perfeição com esta simplicidade que transmites nesta receita. Um dia escreveste-me isto: "Adoro a cozinha simples, adoro a tua simplicidade!" e eu faço das tuas palavras, minhas.

    Nunca provei esse mel e, infelizmente, não tenho nenhum livro da Sophie.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Marmita!
    Há qualquer coisa de delicado e sublime que cativa esta receita a cada instante. A leitura, os ingredientes... tudo remete para a calma do campo, para a natureza, onde extraímos o melhor do mundo para a nossa mesa. Lindas as fotos. Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Marmita linda,
    Que engraçado, tenho ali chá de flores secas de jasmim e não fazia ideia que tinham esse efeito maravilhoso dentro de água quente... as coisas que tu nos ensinas e vindas do Martim Moniz, ehehehe!!
    Quanto à Miss Dahl, vou fazer-te uma confissão, quando comecei a ver o programa dela (há uns 4 ou 5 anos atrás), não gostei muito dela, pois achava-a muito dengosa e quase que a querer imitar o sex appeal da Nigella, mas na versão loura.
    Bom, escusado será dizer que entretanto vi um programa dela sobre a Mrs. Beeton que é um ícone da cozinha britânica e aí pude apreciar a inteligência, a cultura e o espirito quase que jornalista da Sophie e fiquei apaixonada por ela e sim, os dois livros já cá cantam...
    AMEI a tua gelatina, as fotos, a apresentação, esse mel que deve ser um verdadeiro néctar dos Deuses e vou reter a receita em mente, pois vou ter de fazer a versão original, com o que por aqui mais encontro, a flor de sabugueiro.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Ai Marmita... o que eu me perco a contemplar as tuas imagens bonitas. Acho que já te disse isto, mas era capaz de passar horas a olhar para os teus posts... mas não tenho tempo...lol
    Adoro o pratinho, o mel que deve ser delicioso e esse chá vindo do Martim Moniz (really, foste mesmo lá???!) que faz um efeito lindíssimo.
    Vi um ou outro programa da miss Dahl, mas não tenho nenhum livro! ... ainda! LOL.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Que receita delicada e bonita Marmita. Fiz várias do primeiro livro, versão ingles e saíam todas bem. Não tenho o segundo, mas já pensei em comprá-lo. Depois contei até 100 e passou.
    Adoro essas rosas, há uns anos houve uma loja de produtos orientais, Asia market penso que era nome, em Sacavem comprava sempre esse chá lá entre outras coisas.
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Eu ando sempre a fazer gelatina cá em casa (esta semana foi de laranja e mel, eheheh).
    Mas fiquei tão curiosa com o sabor desta, que me apetece sair agora de casa, comprar tudo e experimentar.
    A cor é linda! Da flor do chá só se pode gostar, fiquei cheia de vontade de provar o mel e esse prato deve estar a ocupar-te muito espaço aí em casa, se quiseres podes arrumá-lo cá na minha. :)
    Mas as duas colheres de sopa não deixaram o sabor do mel demasiado intenso em relação ao chá? Na semana passada fiz uma gelatina de maçã e kiwi e juntei duas colheres de sopa de um mel caseiro que tenho cá e ficou too much... parecia que estava a comer mel.
    Um post lindo! :) Bj*

    ResponderEliminar
  14. Este teu post está lindo!
    Adoro mel e esse frasquinho é lindo, adoro a miss Dahl, tenho ambos os livros e adoro a senhora.
    A flor a desabrochar na água é das coisas mais lindas. E a gelatina deve ser deliciosa e delicada.
    O pratinho é outro tesouro, é só coisas lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Estou literalmente a babar! A beleza da flor do chá é realmente wow :)

    ResponderEliminar
  16. tinha a certeza que te tinha comentado este post :) devo-o ter feito em privado hehe adoro estas fotos :) estão lindas lindas lindas e essa gelatina que tenho marcada no livro para fazer e nunca fiz! agora tenho a desculpa perfeita hehe beijinho***

    ResponderEliminar
  17. Fiquei hipnotizada por esta receita!

    ResponderEliminar