Quarentena, como assim novamente em quarentena? Se me dissessem isto há uns meses não acreditaria, nem eu nem ninguém? Tenho uma amiga que me diz que o Covid 19 anda a perseguir-me e eu começo acreditar nisso, pelo menos desde Janeiro que me anda a dar voltas à vida.
Esta semana deveria ter regressado à China e ter começado a minha vida normal, se bem que eu acho que depois disto, nenhum de nós terá uma vida normal novamente. Pelo que consta na China o contágio está cada vez menor, o meu marido diz que a vida parece ter voltado quase à normalidade, as lojas já estão praticamente abertas, o transito a caminho do trabalho já é bastante e os mercados já estão cheios de vida. No entanto as mascaras continuam a ser usadas por todos e isso faz com que o medo ainda se sinta. Mas atenção que usar máscara na China é cultural, acho que cerca de 30% da população usa diariamente já algum tempo. Uns pela poluição, outros porque estão a começar uma constipação, outros porque é fashion. Há mascaras de todas as cores, com bonecos, caveiras, brilhantes... principalmente nos adolescentes são quase que um acessório é estranho eu sei, também senti isso quando me mudei.
Sem querer chatear muito, porque não se fala de outra coisa em todo o lado, espero que a Europa consiga combater este maldito vírus e que em breve todos possamos voltar às nossas vidas, falo por mim, que tenho metade do meu coração na China e mal vejo a hora de o voltar abraçar.
Tem sido engraçado ver no Instagram a quantidade de pessoas a fazerem bolos e pão, tanto que eu não consegui encontrar fermento para pão em lado nenhum, como oficialmente ainda estou numa casa de "férias" não tinha esse tipo de coisas em casa e quando fui comprar já era tarde demais. É estranho estar a passar uma quarentena na minha casa e ter todas as coisas que me dão jeito a tantos quilómetros daqui, confesso que nunca tive tantas saudades da Bimby e da minha batedeira. Já no ano passado durante as férias tinha sentido isso, mas como foram 8 semanas e acabamos por ir imensas vezes fazer refeições fora, até consegui lidar com a situação. Agora de quarentena está a ser muito difícil, a Bimby é um robot de cozinha muito completo e dá imenso jeito no dia-a-dia. A minha sogra este ano deu-me uma liquidificadora, um pouco para ajudar a passar as sopas dos meus filhos e mal iria eu pensar que ia trabalhar todos os dias. Faço os meus sumos de manhã, faço bolos, trituro os molhos e trituro os cremes para os mais novos... está a ser uma grande ajuda.
Este bolo foi feito na liquidificadora, fiz a versão de chocolate para vocês mas basta omitirem o cacau e adicionarem o sumo e raspa de uma laranja ou limão que fica igualmente bom, eu já fiz e adorámos. É um bolo simples, porque não necessita de balança, basta uma taça ou chávena para fazer as medições e já está.
Para aqueles que têm oportunidade de ficar em casa aproveitem, façam bolos, vejam filmes, brinquem com os vossos filhos, entrem no espírito da Marie Kondo e organizem as vossas coisas, porque não tarda o maldito vírus será detonado e este tempo ninguém vos tira.
* Receita para 6 pessoas
Ingredientes:
1 chávena (de chá) de óleo (usei de girassol)
1 chávena (de chá) de leite (usei meio gordo de vaca)
2 ovos (L)
1 chávena (de chá) de chocolate em pó
1 chávena (de chá) de açúcar mascavado
2 chávenas (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento
Pré-aqueça o forno a 180º.
Coloque numa liquidificadora o óleo, o leite, os ovos, o chocolate e o açúcar. Bata bem até ficar bem misturado. Acrescente a farinha de trigo e bata novamente (não precisa bater muito, só até misturar). Acrescente o fermento e misture levemente, não precisa bater. Eu usei a tecla pulsar da liquidificadora. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e enfarinhada ou com spray para bolos.
Leve ao forno a 180º pelo menos durante 30 minutos, ou até o teste do palito sair limpinho.
Depois de retirar do forno, deixe-o descansar durante 10 minutos só depois desenforme.
*Bom apetite
Receita retirada daqui