Spring rolls (Rolinhos em folha de arroz)


Adoro comida Vietnamita, já adorava antes de vir viver para a China, mas foi aqui que comprovei que para mim é uma das cozinhas mais bem temperadas de toda a Ásia. Há imensos restaurantes Asiáticos por aqui, mas de todas as cozinhas a do Vietname é sem dúvida a minha preferida. 

Hoje trago uns "spring rolls", que são uns rolinhos feitos com folha de arroz e recheados com diversas coisas, a minha versão é vegetariana. Depois de recheados são fritos e devorados em instantes. Podem também antes de os comer, enrola-los em folha de alface, juntar rabano, fatias de pepino, menta e depois mergulhar no molho de amendoim que é maravilhoso. 

Espero que com esta descrição consiga levar algum de vocês a viajar até ao Vietname, se não conseguires, tentem fazer estes rolinhos.






Ingredientes rolinhos: 12 unidades
24 folhas de arroz
80g de repolho ralado
60g de cenoura em juliana
70g de pimento vermelho e amarelo às fatias
50g de noodles de vermicelli cozidos
40g de pepino aos palitos
3 ramas de cebolinho picado
1 talo de lemongrass para ralar
amendoim tostado e picado q.b.
óleo de amendoim para fritar

Comece por cortar os legumes e disponha com todos os ingredientes num prato ou travessa grande.  Coloque também uma tigela grande com água morna perto.

Comece a montar os rolinhos. Primeiro molhe a folha de arroz na água até esta ficar mole. Coloque-a na bancada e a partir do meio, conte dois dedos abaixo e coloque os ingredientes pela seguinte ordem: Cenoura, pimentos, couve, pepino, noodles, cebolinho, amendoim e por fim o lemongrass ralado. Dobre as laterais para o meio e de seguida a parte baixo para cima e enrole tudo até à parte de superior. Enrole uma segunda folha de arroz da mesma forma, para dar um crocante extra.

Aqueça uma wok com óleo de amendoim abundante e frite os rolinhos até ficarem dourados, depois de fritos, coloque-os por cima de uma folha de papel de cozinha para retirar o excesso de óleo.

Ver vídeo da montagem aqui

Ingredientes molho amendoim:
3 c. de sopa de manteiga de amendoim cremosa sem açúcar
2 c. de sopa de molho de peixe
1 c. sopa de açúcar mascavado escuro
lemongrass ralado q.b.
1 c. sopa de amendoim tostado e picado
50/100 ml de água quente

Numa tigela coloque todos os ingredientes excepto a água. Envolta tudo com uma vara de arames pequena e pouco a pouco acrescente a água necessária para fazer um creme com uma consistência da massa para panquecas. Envolta tudo novamente e leve ao frigorífico. Polvilhe com amendoim extra antes de servir. 

Sirva os rolinhos juntamente com o molho como uma entrada.

Bom apetite!








Limonada de pitaia rosa


Quando morava em Portugal frequentava muito a zona do Martim Moniz, onde a comunidade chinesa tem dezenas de lojas com produtos alimentares. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que vi esta fruta, fiquei encantada. Anos depois começou a moda dos smoothie bowls e toda a gente começou achar cool consumir a pitaia, ou chamada fruta do dragão, apesar de na altura ser uma fruta extremamente cara em Portugal.

A primeira vez que provei foi na China, adorei o sabor e tornou-se uma fruta popular na minha casa na China. A variante rosa tem uma cor bonita e vibrante e faz sumos muito apelativos. Infelizmente os meus filhos não gostam de comer pitaia, então decidi fazer uma limonada e encontrei a maneira perfeita para eles a “comerem”. 

Quando há uma festa aqui no condomínio da nossa comunidade, como não bebo álcool e não gosto de sumos com gás, sempre levo uma garrafa de limonada para beber. Misturo todo o tipo de fruta mas foi durante numa sessão fotográfica para o livro Cooking in China, onde acabamos por almoçar em minha casa para provar as receitas e eu fiz esta limonada porque é rápida e tem uma cor muito bonita. Nunca pensei que poderia ser uma receita para entrar no livro, mas acho que fez sentido agora e será para sempre lembrada como aquela receita que foi feita para o livro quando o estávamos produzir.

Ingredientes: (para 1 litro)
70g de açúcar
1 litro de água fresca
½ de pitaia rosa, fatiada
1 limão (inteiro)
3 limas chinesas pequenas
cubos de gelo 

Coloque o açúcar no liquidificador e ligue a velocidade turbo por 2 segundos para fazer o açúcar em pó, depois adicione a pitaia e triture por 1 minuto em velocidade alta. 

Adicione o limão e 1 limão cortado em 4 (com casca e caroço) e a água. Ligue a velocidade turbo novamente por 2 segundos, coe as cascas e os caroços do limão e lima. Verta a limonada para uma garrafa e adicione o limas cortadas em pedaços.

Sirva gelado de preferência com bastante gelo.

Bom apetite!





Pão naan




Ai os Santos, ai os feriados de junho, sempre recheados de sol, marisco, bifanas, sardinhas... Que saudades eu tenho disso tudo.

Por isso e muito mais fiz um pão naan, que normalmente acompanha receitas Indianas, mas que hoje vai servir de cama ao que havia no frigorifico. Pode ser uma sugestão para fazerem nos feriados, se estiverem fartos das bifanas e das sardinhas - (facada nas costas para mim)  :( 

Aproveitem muito estes dias, um dia chegará a minha vez.


Ingredientes pão: (10 unidades)
130 de água
20g de manteiga amolecida (ou ghee)
35g de mel
15 g de fermento de padeiro fresco
80g de iogurte natural
300g de farinha
1 c. de chá de sal

Numa batedeira coloque a água morna, a manteiga, o mel e o fermento e mexa tudo muito bem até estar tudo bem diluído. Junte o iogurte, a farinha, o sal e amasse durante 2 minutos. 

Coloque um pano por cima e deixe levedar durante 1 hora, ou até a massa dobrar de volume.

Pressione a massa com uma colher de pau, para que o volume baixe e amasse durante mais 1 minutos.

Numa bancada enfarinhada, forme 1 bola, divida-a por 10 bolas e com ajuda da ponta dos dedos estenda cada uma em forma oval e coloque num tabuleiro. Leve a massa ao frigorífico durante 30 minutos.

Numa frigideira antiaderente, sem qualquer gordura, grelhe os pães entre 1/2 minutos de cada lado. À medida que for cozinhado, embrulhe-os num pano.

Ingredientes recheio:
3 c. sopa de queijo feta
6 c. sopa de queijo creme
1 laranja, raspa e sumo
2 c. sopa de azeite
2 talos de coentros frescos, picados
2 talos de cebolinhas, picados
sal, pimenta preta, mostarda em grão, moídas
350 g cogumelos de Paris, cortados em 4
4 dentes de alho
2 c. sopa de molho de soja
4 fatias de bacon fumado
espinafres q.b.
rabanete q.b.

Numa taça, coloque os queijos, a laranja,  1 c. de sopa de azeite, os coentros e a cebolinha, com ajuda de um garfo misture tudo muito bem e reserve.

Saltei os cogumelos com o bacon, azeite e por fim junte o molho de sopa.

Abra o pão naan com cuidado e pode rechear com todos os ingredientes.

Bom proveito!

*receita do pão naan daqui.

Pudim de bolacha Maria


Viver fora do país é dar valor às coisas simples da vida. Lembro-me tão bem da primeira vez que vi um pacote de bolachas Maria na China. Juro que me vieram as lágrimas aos olhos. Não se encontram à venda em todos os supermercados, mas aqueles que têm comida importada é normal encontrar, algumas são importadas de Espanha e outras de Portugal. Eu sou daquelas que adora comer bolachas Maria com manteiga, faz-me tanto lembrar a minha infância, confesso que quando cheguei à China os meus lanches muitas vezes eram esses.

Quando abri o novo livro da Rosa e vi este pudim, disse logo é esta, está decidida a primeira receita que vou fazer deste livro e aviso-vos já, que não desaponta. Já agora comprem o livro da Rosa que é fantástico.

Ingredientes caramelo:
200g de açúcar granulado

Ingredientes pudim:
20 bolachas Maria
4 ovos
400g de leite meio-gordo
50g de açúcar granulado
1 colher de baunilha

Coloque todos os ingredientes do pudim numa taça e aguarde uns minutos para que as bolachas amoleçam um pouco. Entretanto faça o caramelo.

Numa frigideira antiaderente coloque o açúcar e leve ao lume até ficar caramelo.

Com muito cuidado, verta sobre 1 forma e forre bem o interior, aguarde até o caramelo ficar sólido.

Volte ao preparado da bolacha e triture com a varinha mágica até ficar uma mistura perfeitamente homogênea. Com uma colher, retire a espuma que ficou à superfície.

Coloque a mistura do pudim na forma e tape com papel alumínio.

Numa wok/panela grande onde caiba a forma, leve ao lume em banho maria com água até ao meio da forma. Tape a panela e deixe cozinhar durante 25 minutos. Retire a forma da panela e deixe arrefecer antes de desenformar.

Bom apetite!



Lentilhas cremosas com leite de coco


Viver fora do nosso país, ou neste caso viver num país tão diferente do nosso faz-nos ter 3 vezes mais trabalho. Dou-vos um exemplo se precisas de um bom pão, tens de o fazer, porque não há à venda. Dá trabalho? Sim, mas ao mesmo tempo também nos dá muito prazer.

Ao pé do meu antigo trabalho existia um restaurante Indiano maravilhoso, com um dahl divinal, e claro sempre acompanhar um pão naan. Fiz estas lentilhas super cremosas que me fizeram viajar até esse restaurante, que eu ia sempre todos os meses e do qual tenho muitas saudades. Não são exactamente iguais, modesta à parte parece que ainda ficaram melhores, ou então é das saudades.

É assim viver fora, custa muito confesso, mas vai fazer de mim uma melhor cozinheira. 


Ingredientes: (4 pessoas)
2 c. de sopa de óleo de coco
250 ml de lentilhas
1/2 cebola branca picada
2 dentes de alho esmagados
400ml de leite de coco
3 c de chá de caril em pó
1 c. de chá de Ras el Hanout em pó
1 c. de chá de açafrão em pó
1 c. de chá de 1 mix de especiarias para couscous (ou cominhos)
1 c. de chá de sementes de mostarda em grão
1 pitada de sal e pimenta preta moídos
3 c. de sopa de pasta de tomate
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
coentros frescos q.b.
sumo de lima (opcional)
arroz cozido aromatizado com cardamomo

Comece por cozer as lentilhas em água abundante durante 10 minutos, escorra-as e reserve.

Num tacho adicione o óleo de coco, deixe aquecer um pouco e de seguida junte a cebola e o alho. Cozinhe durante 3 minutos e junte todas as especiarias, cozinhe mais uns minutos e adicione o leite de coco. Junte o açúcar, a pasta de tomate e as lentilhas e deixe levantar fervura. Cozinhe em lume brando durante 10 minutos, tempere com sal e pimenta. Caso sinta que está a ficar muito seco, junte um pouco de água tépida.

Verifique os temperos, junte uns coentros frescos e uma rodela de lima e sirva de seguida com arroz branco e pão naan

Receita do pão naan aqui

Bom apetite!